Como escolher a melhor franquia barata e termos do franchising

Escolher uma franquia que seja barata não é uma tarefa difícil! Existem diversas opções de negócios e o empreendedor deve analisar para escolher a que melhor se encaixa com seu perfil.

De acordo com o site Revendedor.com.br, existem franquias com um preço super baixo, e investir nelas é a opção ideal para se ter retorno financeiro. O sistema de franquias visa criar uma relação entre uma marca e o investidor, onde o empreendedor que investir terá autonomia para administrar sua unidade, desde que respeite as diretrizes e orientações da empresa.

Esse modelo de negócio se iniciou nos Estados Unidos, e com o passar dos anos, ganhou outros países e se tornou um modelo mais seguro de investir do que começar uma empresa do zero. 

Quais os termos utilizados no franchising?

Alguns termos são muito utilizados no franchising, veja quais são:

Franqueado e franqueador 

O franqueado é a pessoa física ou jurídica que adquire uma empresa. Já o franqueador é o detentor da marca que será usada pelo franqueado, sendo a pessoa jurídica que detém o direito sobre a patente do seu negócio.

Taxa de franquia 

A Taxa de Franquia é o primeiro valor que deve ser quitado. Ele é pago na assinatura do contrato e garante ao empreendedor o direito de utilizar a marca, além do acesso ao suporte, treinamento e auxílio jurídico ofertado pela empresa. Após quitar a obrigação, o franqueado começa a capacitar seus colaboradores e estruturar sua unidade, obedecendo os padrões de imagens impostas pelo franqueador.

Taxa de Royalties 

Enquanto a taxa de franquia permite que o investidor passe a comercializar um produto ou serviço da marca, a taxa de royalties é o que mantém esse direito. Ela deve ser paga mensalmente.

Fundo de propaganda

O fundo de propaganda é também conhecido como taxa de marketing. Trata-se de uma despesa mensal que tem como objetivo ajudar a marca a investir em campanhas e ações publicitárias. A franqueadora recolhe a quantia e investe na propagação da marca de forma geral.

Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento criado pela franqueadora que deve conter diversas informações sobre a empresa. É graças a esse documento que o franqueado tem acesso a suas obrigações e sabe o que ele pode esperar do negócio que está prestes a fechar. 

É importante que o empreendedor analise o documento e até consulte um advogado para checar as informações.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *