Os segredos de amizades que sobreviveram às principais adversidades da vida

Este é o momento de explorar a profundidade e a autenticidade das amizades que sobreviveram às maiores adversidades da vida. Embora cada relação seja única em sua essência, os princípios e valores que as sustentam podem servir como guias para todos nós. 

Neste texto, abordaremos a compreensão, compromisso mútuo, empatia, a lealdade e a capacidade de ouvir, para que você veja que são simples atitudes e encaminhe uma mensagem especial pensada exclusivamente na sua amiga!

Ao longo de nossa jornada, enfrentamos altos e baixos, e é nos momentos mais difíceis que descobrimos a força e a resiliência das relações construídas com amor, confiança e reciprocidade. As amizades verdadeiras são um tesouro valioso que podem resistir a todas as adversidades que a vida nos apresenta, mas você já se perguntou o que as faz durar? Veja abaixo! 

Comunicação aberta que gera confiança

As relações nas quais os indivíduos se expressam sem medo de gerar complicações, definitivamente duram mais tempo! Amigos de verdade são capazes de se comunicar de forma aberta e honesta, seja sobre suas opiniões, sentimentos ou até mesmo preocupações,  ao mesmo tempo em que sabem ouvir e compreender o ponto de vista um do outro. 

Para isso acontecer, é necessário um recurso essencial para qualquer relação, a confiança. Ela é a base sólida em que as amizades verdadeiras se apoiam, afinal, quando percebemos que confiamos em nossos amigos, nos sentimos seguros para compartilhar nossas vivências sem medo, consequentemente tendo mais vontade de nos aproximar. 

Haver investimento mútuo

É preciso nutrir e cultivar a amizade, mesmo diante de compromissos e responsabilidades individuais. É fato que a reciprocidade não é algo que deva existir somente nas relações amorosas. 

Sendo assim, é necessário superar os limites da distância física ou circunstâncias adversas, evitando procurar justificativas para nossa ausência nos momentos mais importantes ou até mesmo nos descontraídos. 

O orgulho precisa ser deixado de lado

As brigas e discussões fazem parte de todas as relações, a questão é, o quanto elas as definem? Nas amizades duradouras, elas foram postas de lado em inúmeras vezes. É até comum amigos de longa data brigarem e se distanciar, mas ao surgir algum problema maior, o apoio e suporte ainda não deixaram de faltar. 

Também é necessário assumir os erros. Dar o braço a torcer, mesmo quando não estamos totalmente certos e demonstrar que, apesar de qualquer coisa, o sentimento de companheirismo e lealdade ainda existe. 

A sinceridade perdura

As amizades resilientes nem sempre se defenderam. Elas apontam os erros e afirmam o que tem que ser melhorado dentro da relação ou até mesmo fora dela. Amigos que acrescentam algo na nossas vidas, não irão nos apoiar quando tomarmos atitudes distópicas ou prejudiciais contra nós mesmos. 

Se viram em momentos de extrema fragilidade

Seja em um término de relacionamento, brigas com a família ou problemas financeiros, nossos amigos de verdade já viram nossas facetas mais frágeis. Isso se deve ao fato de terem oferecido apoio ou de termos recorrido a eles quando as coisas não estavam nada bem. 

Não só lembram das memórias juntos, mas criam novas 

É fato que toda amizade tem aquelas histórias incríveis do passado, porém, sempre é necessário renová-las. Este tópico, é sobre sair da zona de conforto e buscar vivenciar novas experiências com aqueles que você gosta, afinal, as recordações mais marcantes que você tem com eles, não podem e nem devem ser de momentos muito antigos. 

Esses momentos especiais ajudam a fortalecer os laços e proporcionam lembranças duradouras definitivamente vão ser valorizadas ao longo dos anos.  Essas experiências únicas criam uma base sólida para a amizade, permitindo que ela se desenvolva de forma mais concreta e significativa.

Houve uma aceitação das mudanças

O tempo traz mudanças inevitáveis na vida de cada pessoa. Amizades duradouras são capazes de se adaptar a essas mudanças e aceitar o crescimento e as transformações individuais de cada amigo. Compreender que as pessoas evoluem, têm novos interesses, prioridades e responsabilidades, e ainda assim manter o vínculo afetivo, é essencial para a longevidade das relações. 

Fonte: Awebic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *