Decoração 2021: principais tendências para renovar sua casa

Muitas pessoas passaram o ano de 2020 em casa devido à pandemia do Covid-19, o que as levaram a conhecer melhor o ambiente residencial, que antes, por conta da correria, acabava sendo mais difícil. Alguns perceberam defeitos, características que não eram mais tão funcionais e/ou tiveram outras demandas por conta da necessidade de ficar um maior período em casa. Por isso, muitas reformas, construções, pinturas e decoração em geral foram feitas durante o ano. E a previsão para decoração em 2021? Um aumento maior ainda!

Se você faz parte do grupo dos descontentes com a decoração atual da sua casa, confira as tendências para o próximo ano! 

Os estilos de decoração variam bastante de pessoa para pessoa, pois vão de encontro com a personalidade do dono da casa e do valor disponível para uso. 

Para quem é mais tranquilo e menos materialista, o estilo mais indicado é o Minimalista

Ele pode ser mais moderno ou mais clássico, mas o que o caracteriza é a sua simplicidade e número pequeno de itens, que devem ser, além de decorativos, funcionais também. 

As cores podem variar (sua casa não precisa monocromática e minimalista ao extremo como a da Kim Kardashian, por exemplo), mas normalmente são escolhidos tons mais neutros para acompanhar o estilo. Quando há cores, elas são mais puxadas para os tons pastel. 

Outro estilo bastante em alta que possui uma nuance mais rústico é o Industrial. Os materiais-chave para esta decoração são o aço e a madeira, em um mix de texturas que remete ao período industrial. É comum que as paredes sejam emolduradas por tijolos à mostra, o que remete a algo em construção. 

Com influências diretas de países como Dinamarca, Noruega e Suécia, o estilo Escandinavo também é o preferido de muita gente na hora de decorar. Este estilo possui certa similaridade com o Minimalista: busca a simplicidade e funcionalidade do ambiente a ser decorado. Tons mais neutros, de branco e cinza, fazem parte da referência. Conta também com decoração viva: plantas e flores adornam os espaços numa mistura entre o moderno e a natureza. Para diferenciar-se do estilo Minimalista, os móveis do Escandinavo são mais elaborados, normalmente feitos sob medida e com um toque mais artístico nas peças. 

O estilo Boêmio já é mais tradicional e faz referência à região da Europa Central, local cujos moradores tendem a seguir uma vida pautada no existencialismo, livre de regras conservadores comuns em outras regiões. Na França, autores como Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre foram alguns dos precursores da linha de pensamento, que foi modificado em outros aspectos da vida, como a decoração, por exemplo.

O estilo boêmio faz bastante uso de móveis exóticos e antigos e cores vivas, variadas e igualmente exóticas. O menos não é mais nesse estilo, pelo contrário. É comum que cômodos decorados no estilo Boêmio sejam ricos em cor, textura e sobreposição de objetos. 

O ano de 2021 promete várias mudanças e você pode checar os outros vários estilos tendência para você se inspirar e decorar sua casa do jeito que sempre sonhou! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *