Como saber se o gato é macho ou fêmea? Como identificar passo a passo

Quando temos gatinhos recém-nascidos ou se encontrarmos um gato na rua e o adotamos, é comum perguntar-nos qual é o seu sexo. Se você está na etapa de escolher o nome do gato então antes tenha a certeza se ele é um gato macho ou fêmea – afinal, é comum que os donos acabem se surpreendendo lá pelo terceiro mês com o desenvolvimento do órgão sexual, e aí o nome já está dado.

No caso dos filhotes, a evidência não é tão clara como em adultos como em outros animais, como o cão, por isso é conveniente aprender como saber se um gato é macho ou fêmea. Aqui você aprenderá como fazer a diferenciação quando ainda são filhotes.

Como saber se o gato é macho ou fêmea?

O primeiro passo que devemos seguir se quisermos saber se um gato é macho ou fêmea é colocá-lo de cabeça para baixo para poder vê-lo órgãos sexuais. O ideal é que a área do ânus do animal estiver olhando para ti, para assim poder analisar com detalhe os seus genitais.

Além disso, recomendamos que tome medidas de higiene se o gatinho estava na rua e ainda não pudeste limpar ou, se não tiver a certeza se está ou não doente, e você terá que procurar a menores depois. Assim, para evitar o contágio, tanto do gatinho para si ou para outros cachorros como de ti para o pequeno, é melhor que você use luvas de látex descartáveis e que antes e depois usar algum tipo de solução higiênica como gel hidroalcohólico ou clorexidina.

Se você se pergunta como saber se o meu gato é macho ou fêmea, primeiro você deve saber quais são os traços físicos que os diferenciam e, além disso, alguns traços de personalidade e caráter de cada sexo para que seja mais fácil saber se a viver com um gato ou uma gata. Quando são filhotes de poucas semanas, é mais complicado distingui-lo com certeza, mas não é impossível, e a partir do mês e meio, é mais fácil, uma vez que seus genitais estão completamente desenvolvidos e o seu comportamento mais definido. Inclusive, a raça do seu gato pode influenciar e muito na personalidade. Veja aqui quais são as mais perigosas. 

Quando começa a vida sexual do gato?

A vida sexual dos gatos começa aos poucos meses de idade e é quando eles começam a experimentar o zelo; é por isso que é muito importante que você conheça como é o cio dos gatos, para que saiba tratar o seu animal de estimação nesses dias do ano.

A primeira coisa que você deve saber é que o zelo dos gatos é diferente de acordo com sua raça e das próprias condições físicas do animal, portanto, é difícil especificar uma frequência de ciúmes, porque vai depender de cada indivíduo; há gatos que podem ter seis ciúme ao ano e outros que só o experimentarão uma ou duas vezes por ano.

Durante o período do cio, os gatos começam a experimentar uma predisposição de seus órgãos sexuais que se preparam para se reproduzir. O zelo de uma gata se dá de forma mais intensa do que os machos, uma vez que, durante este período, estão procurando e chamando os gatos para que venham a juntar-se. Se os gatos não vêm, a gata chora, se torna mais apática e emite gritos parecidos com os de um bebê, como gemidos. É então que muitas acabam saindo de casa para continuar a sua pesquisa e podem voltar para casa grávida.

O cio pode durar de 3 até 7 dias, aproximadamente, e se a gata não é apareada, se relaxa e o seu sistema sexual ficará em repouso até o próximo cio. É um processo natural em que o animal chama o macho para seguir com as leis da natureza: a procriação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *