Como começar a correr? Veja aqui dicas importantes

Uma das belezas da corrida é a simplicidade com que se começa. Com um bom par de sapatos de corrida, você pode sair pela porta e ir embora – e pode fazê-lo em praticamente qualquer idade. Correr é uma ótima maneira de ajudar a melhorar a saúde de seu coração, queimar calorias e aumentar seu humor, entre muitos outros benefícios, veja no site algumas dicas.

Antes de iniciar qualquer nova rotina de exercícios, verifique com seu médico. Correr é uma atividade física de alto impacto que pode colocar mais estresse em seu corpo. Certifique-se de que suas articulações e seu corpo possam lidar com o impacto, especialmente se você tiver sido sedentário ou tiver outros problemas de saúde.

Woman running cross trail

Uma vez que você esteja pronto, os passos para iniciar uma nova rotina de corrida são simples:

  • Comece caminhando: Se você é novo para se exercitar ou se foi sedentário por um tempo, comece suavemente. Trabalhe até caminhar rapidamente durante 30 minutos por dia, três a cinco vezes por semana.
  • Adicione correr: Uma vez que você tenha caminhado por algumas semanas, incorpore períodos de corrida a esses 30 minutos. Aqueça-se com 5 minutos de caminhada rápida e depois misture gradualmente caminhada e corrida. Tente correr por 1 minuto, caminhar por 2 minutos e repetir. À medida que você fica mais confortável correndo, prolongue o tempo que você o faz.
  • Concentre-se primeiro no tempo e depois aumente sua velocidade, resistência e quilometragem: Inicialmente, concentre-se em aumentar seu tempo de corrida ao invés da distância. A idéia é chegar lá fora e se mover, não importa o quão rápido ou lento você o faça. Uma vez que seu corpo se movimenta consistentemente por um período de tempo, você pode acelerar o ritmo, construir sua quilometragem ou aumentar sua resistência.

A corrida é um esporte individualizado que vai parecer diferente para todos. A frequência com que você corre, a distância ou a velocidade dependerá de sua motivação e de seus objetivos. Se você espera ficar em forma ou permanecer saudável, ser social, se divertir ou enfrentar sua primeira maratona de 5 km ou meia maratona, sabendo que sua motivação pode ajudá-lo a adaptar seu plano de corrida (formal ou informal).

Você não precisa de rastreadores de fitness sofisticados ou outros eletrônicos para começar a correr. Mas uma coisa que você vai precisar é de um par de sapatos de corrida que lhe sirvam bem.

  • Encontre o sapato de corrida certo para você:  Enquanto os sapatos de corrida podem ser usados para caminhar, os tênis de corrida não são ideais para correr – eles não oferecem o mesmo amortecimento e apoio.
  • Use roupas confortáveis: Quer você esteja correndo em um dia frio ou quente, escolha roupas confortáveis para correr que mantenham a umidade (suor) longe de sua pele e o mantenham seco.
  • Encontre um sutiã esportivo que se adapte bem: Como a corrida é um esporte de alto impacto, um bom sutiã esportivo pode ajudar a restringir o movimento do peito que pode levar à dor, irritação ou outros desconfortos.

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