As fibras mais abundantes são fibras de colágeno. Eles são brancos na dissecção e são produzidos por fibroblastos. Mas também chodroblastos, células endoteliais e musculares lisas podem produzi-los.
Sob o microscópio óptico eles são organizados em feixes ondulados de fibras paralelas entre eles não se ramificando, eles têm o mesmo índice de refração que a substância fundamental amorfa, então eles não são refrativos.
diferentes tipos de colágeno, que pode ser diferenciado pela estrutura de suas cadeias moléculas (ver base molecular da formação de fibras), que dão tropocolágeno associando-se.
A tabela a seguir mostra alguns tipos de colágeno com sua representação no tecido e suas formas polimerizadas.
Essas e outras informações você pode encontrar no site O Livre / Saúde. Acesse e confira mais detalhes!
Como aumentar a ingestão de colágeno em sua dieta
O colágeno está presente em pratos tradicionais, hoje antiquados ou mesmo esquecidos, que são caldos de frango ou peixe (com as bordas), ossos da medula, ovos gelatinosos, cabeça de bezerro, pacotes de pés.
As gerações mais jovens as deixam porque são pegajosas. A geléia os repele.
Mas nossos avós gostavam disso. Eles conheciam as virtudes fortificantes desses alimentos. Nunca minha mãe soltaria uma carcaça de frango no lixo, sem ter feito uma sopa!!
Os anciãos notaram, experimentalmente, que todas essas preparações onde os ossos cozidos davam saúde. O caldo, claro, era o alimento sagrado dos doentes, convalescentes.
Os outros pratos fortificantes mencionados anteriormente foram a comida dos trabalhadores, da boa vida às bochechas vermelhas e punho forte.
Se você não tiver a oportunidade de fazer caldos com seus ossos, você pode comprar gelatina em pó. Nossos vizinhos ingleses o usam para sobremesas (gelatina). O confira alguns alimentos abaixo:
- Legumes: abacate, espargos, espinafre…
- Oleaginosas: Castanha do Brasil, amendoim, avelã, amêndoa…
- Sementes: girassol, pinhões…
- Óleos: amendoim, girassol.
O colágeno finalmente é um dcodificado para a expressão do colágeno tipo 2 os suplementos dietéticos mais populares atualmente.
A maioria das marcas vende peptídeos de colágeno hidrolisado, ou hidrolisado de colágeno, o que significa que os aminoácidos foram separados para serem mais facilmente digeridos e absorvidos.
Obviamente, não espere milagres. Estudos feitos em clínicas e por profissionais como a Manuela Jobst mostram que os suplementos funcionam para idosos e aqueles que sofrem de doenças como osteoartrite.
Pessoas saudáveis que comem saudáveis não notarão diferença. Para sua saúde! Continue lendo e descubra para que serve e benefícios que o colágeno te entrega.
O que é colágeno tipo 2?
O colágeno tipo 2 é o principal componente da matriz extracelular da cartilagem. É responsável por 50% da proteína cartilaginosa.
O colágeno tipo 2 existe na matriz cartilaginosa reticulada com proteoglicanos. O colágeno 2 também está presente nos discos vertebrais, na orelha interna e no corpo vítreo.
Aqui vai algumas dicas importantes para você:
- Os suplementos dietéticos devem ser usados como parte de um estilo de vida saudável e não ser usado como substitutos de uma dieta variada e equilibrada;
- Não exceda a dose diária indicada;
- As mulheres grávidas e lactantes devem procurar aconselhamento de seu profissional de saúde antes de complementar;
- Não recomendado para fumantes;
- Mantenha fora do alcance de crianças pequenas;
- Armazene em local fresco e seco, longe da luz;
- Os efeitos de tomar este suplemento podem variar de pessoa para pessoa;
- Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, tratar ou prevenir qualquer doença;
- Essas informações não constituem uma opinião médica e não devem ser consideradas como tal.
O colágeno 2 é composto por três cadeias pro alfa 1. O gene COL2A1 é codificado para a expressão do colágeno tipo 2 no corpo.
A síntese de colágeno tipo 2 diminui com a idade e é administrada como suplementos orais para a saúde das articulações e cartilagens.