A herpes é uma doença sem cura que afeta crianças, jovens e adultos. Ela é transmitida através do beijo, transfusão de sangue, compartilhamento de agulhas,compartilhamento de objetos de uso pessoais e até mesmo através do ar. Isso porque ao estar ativa, ela é altamente contagiante. Acredita-se que 90% das pessoas possuam o vírus da herpes no organismo, mas apenas uma pequena porcentagem das pessoas infectadas apresentem os sintomas da doença.
Os sintomas da herpes incluem feridas na boca que surgem em forma de bolhas cheias de líquido. Essas bolhas causam dor e incômodo e permanecem nos lábios por aproximadamente duas semanas. Elas surgem na boca pequenas e aglomeradas. São várias bolhas pequenas lado a lado e ao longo das duas semanas elas vão se transformando em uma casca dura que depois cicatriza completamente.
Enquanto estiver com as bolhas presentes na boca é preciso que a pessoa não divida talheres, copos, canudos e outros objetos com outras pessoas. Caso tenha a herpes genital é preciso fazer sexo utilizando sempre camisinha. Assim o parceiro não corre o risco de se contagiar com o vírus.
A pessoa pode também apresentar febre, já que o vírus afeta diretamente o organismo e sistema imunológico. Como a doença não tem cura, é preciso tratar os sintomas que aparecem, aplique uma pomada para tratar herpes em cima das feridas, que vão ajudar a amenizar o problema e fazer com que as feridas fiquem menos tempo na boca, diminuindo a dor. Caso tenha febre, é preciso tomar um remédio também para acabar com a febre.
Como a herpes não tem cura, o vírus irá permanecer no organismo, ressurgindo os sintomas ao iniciar um novo ciclo da doença. Mas mesmo assim é importante tratá-la para melhorar a qualidade de vida do paciente e evitar que a doença seja transmitida para terceiros. A farmácia também disponibiliza comprimidos que podem diminuir a incidência do vírus e aumentar o espaçamento entre as crises.