Confira como o Brasil traz água potável para aqueles que precisam dela.
O governo brasileiro implementou vários programas para garantir o fornecimento de água doce em áreas afetadas pela Seca.
O Brasil concentra 12% de toda a água doce do planeta, mas sua distribuição natural não é homogênea em todo o território. Além disso, a agricultura nacional requer um forte sistema de irrigação – o país tem a maior área irrigada do mundo.
Em 2015, quando adotou os objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU), o Brasil se comprometeu a alcançar o acesso universal à água potável e melhorar o saneamento, a gestão da água e a qualidade da água até 2030.
Com o objetivo de garantir o desenvolvimento econômico sustentável, o amplo acesso aos recursos hídricos e também os compromissos internacionais assumidos pelo país, o governo vem promovendo uma série de medidas para reduzir os problemas:
Água para todos
O programa água para todos dá prioridade à região semi-árida do Brasil, onde a água é especialmente escassa, especialmente para as famílias em vulnerabilidade social. Através do programa, cisternas de consumo são instaladas nas casas dessas famílias, bem como kits de irrigação, sistemas de suprimento coletivo e pequenas barragens nas comunidades. Actualmente, construiu mais de um milhão destas cisternas.
Água Doce
O objetivo do programa de Água Doce é trazer água limpa para os brasileiros em áreas propensas à seca que só têm acesso a sal ou água salina de baixa qualidade. Os sistemas de dessalinização são disponibilizadas às comunidades que podem tornar a água adequada ao consumo humano. Atualmente, dez estados são servidos pelo programa, beneficiando 200 mil pessoas.
Produtor De Água
Criado em 2001, o programa Produtor de Água é direcionado a agricultores: depender o Pagamento por Serviços Ecossistêmicos (PSE) conceito, o programa oferece apoio técnico e financeiro aos agricultores que utilizam boas práticas na conservação de água rural, tais como a contenção da erosão do solo e o assoreamento do rio springs.
Integração Do Rio São Francisco
Com uma área equivalente a 7,5% do território nacional, a bacia do Rio São Francisco é uma das mais importantes fontes de água do Brasil, ligando três regiões do país. Os 477 km de canais construídos no projeto de integração do Rio São Francisco irão capturar o rio e levá-lo para as áreas mais secas do Nordeste em quatro estados, beneficiando 12 milhões de pessoas.
Até hoje muitos moradores de áreas rurais do semiárido brasileiro, colhem os frutos do programa água para todos, sendo para consumo próprio, para lavouras ou criação de animais. Junto com outros programas também criados época como o Bolsa Família por exemplo, tiraram milhares de pessoas da linha da pobreza, ou pobreza extrema.